segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O RATO E A RATOEIRA


Preocupadíssimo, o rato viu que o dono da fazenda havia comprado uma ratoeira: estava decidido a matá-lo. Começou a alertar todos os outros animais: “Cuidadeo com a ratoeira ! Cuidado com a ratoeira!”. A galinha ouvindo os gritos, pediu que ficasse calado: “ Meu caro rato, sabe que isso é um problema seu, não me afetará de maneira nenhuma, portanto, não faça tanto escândalo”! O rato foi conversar com o porco, que se sentiu incomodado por ter seu sono interrompido:” Há uma ratoeira na casa!”. “ Entendo sua preocupação, e estou solidário a você”, respondeu o porco, “mas garanto que você estará presente nas minhas preces esta noite , não posso fazer mais nada além disso”. Mais solitário que nunca, o rato foi pedir ajuda à vaca: “ Meu caro rato, e o que eu tenho a ver com isso? Você já viu alguma vaca ser morta por uma ratoeira?”... Vendo que não conseguia solidariedade de ninguém, o rato voltou até a casa do fazendeiro, escondeu-se num buraco e passou a noite inteira aordado com medo que acontecesse uma tragédia. Durante a madrugada ouviu-se um barulho, a ratoeira acabava de pegar alguma coisa! A mulher do fazendeiro desceu para ver se o rato tinha sido morto , com o escuro não percebeu que a armadilha tinha prendido apenas a cauda de uma serpente venenosa, quando se aproximou foi mordida. O fazendeiro, escutando os gritos da mulher, levou imediatamente ao hospital, ela foi tratada como devia, e voltou para casa. Mas continuava com febre, sabendo que não existe melhor remédio para os doentes que uma boa canja, o fazendeiro matou a galinha. A mulher começou a se recuperar, como os dois eram muitos queridos na região, os vizinhos vieram visitá-la, e para agradecer a visita, o fazendeiro matou o porco para servir as pessoas. Finalmente, a mulher se recuperou, mas os custos ficaram altos, foi preciso o fazendeiro vender a vaca para um matadouro e usar o dinheiro da venda dda carne do bovino para pagar as despesas. O rato assistiu aquilo tudo, sempre pensando:” Bem que eu avisei. Não teria sido bem melhor se a galinha, o porco e a vaca tivessem entendido que o problema de um de nós colocava todo mundo em risco?” Essa história do rato e da ratoeira serve justamente para algumas pessoas de nossa sociedade, que não se incomoda com nada. Algumas pessoas sempre acham que os problemas não são delas, cada um que se vire e o povo que se dane. Agora, reflita! Será que não temos nada a ver com o problema do outro?!"
fonte: Caçadores de Bons Exemplos

Nenhum comentário:

Postar um comentário